Que Mário?

Wario

Mário Salimon tem trajetória conhecida em várias áreas, tendo iniciado sua carreira como assistente do documentarista Vladimir Carvalho. Graduado em comunicação e mestrado em administração pela UnB, trabalhou como repórter e crítico de artes, música e cinema, após o que partiu para vários postos de coordenação e consultoria em organismos internacionais e no terceiro setor, tais como o UNICEF, UNESCO, IICA, UNDCP, AVINA, ANESP e Centro Ruth Cardoso.

Pioneiro em produção de conteúdos audiovisuais em meio digital, produziu dezenas de vídeos, indo desde o formato institucional até documentários autorais, como é o caso de Gilbués, que trata do fenômeno da desertificação no Piauí e Parece que existo, biografia do músico brasiliense/nova-iorquino João MacDowell. Este recebeu, em 2012, o prêmio de melhor longa na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2013, lançou um segundo longa, Hierarquia: conversas depois do fim de um mundo, que pode ser encontrado em www.hierarquia.org.

Salimon formulou e conduziu dezenas de estratégias organizacionais e de comunicação. Também desenvolveu acervos e instruiu equipes na produção e leitura crítica de conteúdos digitais, principalmente em organismos internacionais e agências do terceiro setor.

Há cerca de dez anos, vem adotando postura crítica em relação ao gerencialismo e advogando em favor de modelos de gestão calcados em distribuição, contrapondo-se a sistemas de escassez artificial. Desenvolve pesquisas no campo da administração, mais especificamente tratando da subjetividade nas relações de trabalho, com ênfase em sociologia clínica e psicodinâmica do trabalho.

Além de atuar como docente especialista em cursos de pós-graduação em comunicação e consultor nas áreas de gestão do conhecimento e gestão da estratégia, Mário tem também uma carreira de mais de 20 anos na música, tendo participado de 18 bandas brasilienses. Com dois discos lançados e um DVD em fase de finalização, é conhecido como uma dos principais cantores de jazz e blues da capital brasileira.

Vasta informação sobre Salimon pode ser encontrada em www.mariosalimon.com