Há que se redemocratizar a democracia, e seria em mais de um sentido

10_12_Critic01

Assistimos a um processo muito significativo de desgaste da palavra “democracia”. Não falo dos fatos, mas de um fenômeno semântico. Ocorre que os governistas estão sistematicamente usando a palavra com o sentido de “atual governo”. Vinha desconfiando disso, mas tive certeza ontem quando vi um meme sobre certa passeata “em favor da saúde e pela democracia”. Revisei outras chamadas congêneres, e fica claro que a palavra democracia tem sido associada às cores, motes, falácias e pessoas do presente governo.

O problema não está no uso da palavra pelos governistas, uma vez que ela não pertence a quem quer que seja. O que me incomoda é a ideia implícita de que quem não está com o governo só pode ser uma pessoa antidemocrática. Palavras emocionam, e começo a me preocupar com certo desgosto que tenho sentido ao ler essa palavra, o que, penso, deve estar ocorrendo com muita gente. Lembro-me de sentir o mesmo, num passado nem tão distante, quando se abusou da palavra cidadania.

Desgastada, a palavra perde um efeito em favor de outro. Isso pode acontecer natural ou intencionalmente. A aceleração permitida pela viralização, contudo, imprime uma efemeridade preocupante às formações ideológico-discursivas. Posso estar enganado, mas a diminuição dos ciclos de uso de sistemas significante/significado, além do maior esforço cognitivo, pode empobrecer a comunicação porque tendemos a ter mais ambiguidades e paradoxos.

De minha parte, não quero que democracia se torne monocromática, nem vire sinônimo de um governo, perdendo o sentido de pluralidade civilizatória que sempre me animou. Por isso, peço que prestem atenção nesses fenômenos semânticos, e que lutem contra esse exercício dissimulado de inversão dos sentidos de que tanto gostam os governistas do presente. Mais do que nunca, a comunicação precisa ser dialógica. Contudo, o que vemos é um crescente recurso ao modo discursivo, o que considero muito preocupante. Estejam atentos e atentas.

Leitura sugerida: http://www.slideshare.net/augustodefranco/a-terceira-inveno-da-democracia-29335826?ref=http://escoladeredes.net/group/a-terceira-invencao-da-democracia/page/a-terceira-invencao-da-democracia

Fonte da ilustração: http://photos.the-scientist.com/legacyArticleImages/2012/10/10_12_Critic01.jpg

Deixe uma resposta

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.